sexta-feira, 8 de abril de 2011

Toxoplasmose

No sistema de saúde Português (e, imagino, na maioria dos sistemas europeus), o teste de imunidade à toxoplasmose faz parte da praxe. Trata-se de uma infecção que em geral não acarreta riscos, mas que na gravidez pode causar problemas.

Ora acontece que este teste (tal como muitos outros) não se efectua naquele que é considerado o melhor sistema de saúde do mundo - o da Holanda. A razão, dada pelos médicos, é de que não vale a pena efectuar o teste porque quase toda a população é imune (!), ou seja, já tiveram a doença. E de facto o seguinte artigo refere números na ordem dos 80%.

Interessante informação; em Portugal a maior parte não é imune.

E pergunta-se, porquê estes números? Evidentemente se se pergunta, então não conhece a realidade deste país. Um país onde os hábitos de higiene roçam o ridículo, onde esfregar uma maçã nas calças é forma de limpeza suficiente, onde o lixo é recolhido de quinze em quinze dias, onde nos cafés e restaurantes os copos sujos são simplesmente mergulhados numa bacia com água e algum detergente, onde a ASAE teria muito trabalho... Infecções como a Toxoplasmose têm aqui muito potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário