domingo, 23 de janeiro de 2011

Roma, dia IV

Último dia... Ainda tivemos a manhã e decidimos (tentar de novo) ir às catacumbas. O planos era apanhar o autocarro até à Piazza Venezia, de lá até San Giovanni in Laterano (onde se encontra a Basílica com o mesmo nome e que é a Catedral do Papa) e então, terceira etapa, até às catacumbas, que ficam na Via Ápia. E não é que conseguimos?! Com alguma perseverança (e calo, que o fomos ganhando) lá chegámos, bem a tempo para a visita às catacumbas de San Calisto.

Aqui foram sepultados os Cristãos até ao Século IV, altura em que o Édito de Tessalônica e a conversão do Imperador Constantino ao Cristianismo acabou com a perseguição e legalizou o sepulcro Cristão. Mais de meio milhão de pessoas foram lá sepultadas. São quatro pisos com vários quilómetros de extensão, totalizando cerca de vinte, dos quais apenas uma pequena parte do piso três se visita. [as fotos não são nossas, não se pode fotografar nas catacumbas]

Confesso que desde pequeno sonhava com esta visita. Tenho uma predilecção (fetiche?) por túneis e por história. Que melhor combinação? Adorei e fiquei com vontade de visitar as outras (há mais duas na zona e outras tantas abertas ao público em outros locais de Roma).

Almoçar, aeroporto e ala para casa. Já acabou... :(

Sem comentários:

Enviar um comentário