domingo, 19 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
Pais do André, dia III
O frio continua, mas a neve já não cai. Fomos a Heusden, uma pequena cidade fortificada perto de Den Bosch. Aos Domingos as lojas estão sempre abertas, o que confere sempre alguma animação adicional (que faz falta em outras paragens).
Jantar no quentinho de casa, dois dedos de conversa e ala que amanhã é dia de trabalho para uns, de regresso para outros. Um dia pouco esperado, mas não há volta a dar...
sábado, 4 de dezembro de 2010
Pais do André, dia II
Fomos ao burgo. A neve tinha começado a cair e portanto não estava muito escorregadio. Nestes primeiros dias é um espectáculo bonito, principalmente para quem, como nós, não está habituado. Daqui a dois ou três dias é que serão elas!
Para variar, temos a destacar a gastronomia! Tanto do almoço como do jantar. No almoço comemos a famosa Erwtensoep, sopa de ervilha típica desta altura do ano. Normalmente é quase igual em todo o lado. Come-se. Mas desta vez era excelente, com uma consistência a fazer lembrar as papas de sarrabulho do Minho. O jantar, no 4 Azen (fica o registo para mais tarde lá voltar) provou que neste país se pode comer bem. Tem é de se saber onde. Após quase 30 anos finalmente provei carne de veado. Com molho de chocolate. Isto depois de ter lido umas horas antes que o futuro papá não se deveria admirar se a futura mamã comer carne com chocolate. Mas afinal serei eu quem está "grávido"?
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Pais do André, dia I
Chegaram hoje para uma curta mas desejada estadia. Não tínhamos planos ambiciosos, mas se os tivéssemos o tempo iria deitá-los por terra. Está a nevar e assim continuará. Mas pelo menos já não se fazem sentir os -10ºC que há poucos dias marcavam os termómetros que não tinham congelado...
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Cirque du Soleil
O espectáculo Totem está em cena em Amesterdão e não podiamos deixar passar esta oportunidade de ver in loco o Cirque du Soleil. E realmente valeu muito a pena o frio que passamos para lá chegar! Felizmente lá dentro a temperatura estava óptima.
Totem conta uma viagem pela evolução da humanidade, com números de acrobacia efectuados por alguns dos melhores ginastas mundiais, numa coreografia fascinante, combinada com uma cenografia belíssima e uma banda sonora memorável.
Ficamos fãs e queremos ver mais!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Mandar parar o comboio
Depois do engano com o avião, já me estava a ver mandar um mail ao chefe a avisar que ia ter de tirar mais meio dia férias porque... bem, já nem sabia que desculpa dar. Felizmente tive sorte, muita sorte.
O comboio habitual estava atrasado (coisa pouco rara por cá). Aparece-me então um ICE, o comboio de alta velocidade alemão. Já por algumas vezes tinha usado este comboio e por isso nem confirmei as estações. Ia na direcção sul portanto não havia que enganar. Fui. Mas então não é que não parou em Eindhoven?! Seguiu sempre e eu a ver a vida (e o trabalho) a andar para trás e o comboio para a frente. Fui falar com o revisor, ia ter que ir até Monchengladbach, comprar lá o bilhete e regressar. Duas horas para cada lado. Lá se foi a manhã, pensei eu, começando a magicar a desculpa que poderia dar... Mas eis que surge de novo o revisor, liga para alguém e diz-me que o comboio iria parar de propósito na próxima estação. Cheguei às 9:30. Sorte, muita sorte.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Voo "adiantado"?
Quem anda à chuva molha-se, mas parece-me que já estamos um tanto ou quanto encharcados. Já perdemos o voo porque adormecemos, já perdemos o voo porque este foi cancelado (alegadamente devido ao mau tempo, mas a esse assunto voltarei), já tivemos voos atrasados devido a greves. Mas desta vez foi demais. Então não é que aparecemos no aeroporto com um dia de atraso? Pois é, marcámos o voo para dia 7, pensando que era Segunda-Feira.... Não era. E agora vamos na Quarta (dia 10, certo?).
(A não ser pelo desfalque) Não ficamos tristes. Se fosse ao contrário era bem pior! (confesso que estava com esperanças que o voo tivesse sido cancelado para ficarmos por cá mais uns dias - ele há males que vêm por bem!)
domingo, 31 de outubro de 2010
Ana João, Nuno, Nuno e Gonçalo, dia IV
Como é da praxe, hoje fomos a Amesterdão. O objectivo era ir ao Amsterdam Dungeon, mas um de nós não tinha a idade mínima... E, sem ele saber, trocámos para o Madame Tussauds...
sábado, 30 de outubro de 2010
Ana João, Nuno, Nuno e Gonçalo, dia III
Hoje foi dia de Madurodam, em Haia. A cidade miniatura transformou-se, na imaginação do Gonçalo, numa cidade real visitada por pessoas reduzidas por efeito de uma poção mágica.
Tínhamos lá ido há mais de oito anos e as diferenças são já muitas. Para além disso já conhecemos in loco uma boa parte dos locais representados pelas miniaturas à escala, o que tornou a experiência ainda mais interessante.
A noite deu-lhe um novo ar (apesar de alguns locais estarem pobremente iluminados). Dificultou a fotografia, mas no meio de tantos apertos do obturador, algumas escaparam.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Ana João, Nuno, Nuno e Gonçalo, dia II
Como vem sendo hábito, deixámos as nossas visitas por conta própria e lá fomos labutar... Ainda a tempo para um final de tarde em Den Bosch e conhecermos (de cima) o poço que marcou o dia do Gonçalo...
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Ana João, Nuno, Nuno e Gonçalo, dia I
Chegam hoje. Dois repetentes e dois caloiros. Para o Gonçalo é a viagem há muito prometida!
domingo, 24 de outubro de 2010
Nostalgia (Ou saudades do tempo que aí vem)
Faz lembrar algo? Basta (tentar) ler! Depois de muitos anos a "cantarolar", agora sei finalmente o significado (e o idioma).
Welke os kan ons iets leren?
Boes Boes
Boes Boes
En een fietsband repareren?
Boes Boes
Boes Boes
Rock 'n Roll en ook nog de Samba
danst hij met je mee
Wie laat zich niet koeioneren?
Boes Boes
Boes Boes
Boes Boes
Boes Boes
Se ainda não chegou lá... siga este link
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
E esta, hein?
A melhor notícia possível, momento sublime de felicidade para nós! E (julgamos e esperamos) para todos os que nos rodeiam!
Ecografia do dia 13/10/2010 - 12 semanas. O rebento conta com uns invejáveis 6,2 cm!
A data prevista para o parto é 22 de Abril de 2011. Aguardamos ansiosamente!
sábado, 2 de outubro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Ida atribulada...
Primeiro foi o carro, que na sexta-feira passada, mesmo ao chegar ao teatro, resolveu fazer birra e não meter mais mudanças (o que torna a condução difícil). Foi para arranjar e ficou pronto mesmo a tempo. Depois, hoje, problemas nos comboios (!) e trânsito caótico. Tivemos que sair a meio da tarde e encontramo-nos em Nijmegen. Então foi o GPS. Culpa minha, esqueci-me de carregar o mapa da Alemanha. Felizmente o Google Maps funcionou, só com indicações vocais (com as setas também lá chegaríamos). Por último, o estacionamento. Caótico em Weeze. O parque é enorme, mas estava à pinha. Lá encontramos um lugar, mesmo no final, a 15 minutos a pé do terminal. Felizmente fomos com tempo. Afinal de contas, o receio que nos fez sair mais cedo deu jeito...
Já estamos em Portugal!
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
La Fura dels Baus
Passado quase um ano desde a sua última actuação em Eindhoven (com a peça "Boris Godunov") ei-los de volta com "A Degustação de Titus Andronicus". Trata-se de uma representação da obra homónima de Shakespeare, considerada de longe a mais sangrenta da sua autoria.
A actuação dos Catalãos La Fura (que estiveram recentemente no Algarve para um espectáculo exclusivo) faz-lhe jus. Juntaram-lhe um nome ("Degustação") e um ingrediente especial (ou vários). Durante toda a peça estão a ser confeccionadas iguarias pelo chefe de um dos mais afamados restaurantes do mundo - o Mugaritz em San Sebastian. Em quatro momentos a plateia foi servida com comida acabada de preparar, desde rabanadas a algodão doce, terminando magistralmente com um banquete (ao qual teve acesso quem por sorte estava do lado certo da plateia...).
Nota para o facto da peça ser toda em Espanhol, o que para a assistência maioritariamente holandesa não deve ter sido muito conveniente - apesar de uma breve descrição em holandês no início de cada cena. Seria da mesma forma se nós assistíssemos a uma peça em Holandês...Não tão memorável como "Boris Godunov", mas mesmo assim valendo bem a pena! Venha a próxima!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Três anos
Faz hoje precisamente três anos que chegámos à Holanda. Faz três anos que virámos uma página no livro da nossa vida e começámos a escrever noutra. Faz três anos que passámos por obstáculos que nunca pensávamos ter de ultrapassar, sem ninguém que nos suporte. Faz três anos que nos aventurámos num projecto que pensávamos nunca iniciar, depois achávamos não conseguir, mas que cá estamos para relatar. Faz três anos que a nossa vida mudou, os nossos objectivos, o nosso dia-a-dia, tudo mudou, assim de repente.
Valeu a pena? Valeu... sem dúvida! Crescemos muito como indivíduos. A nível profissional ganhámos uma experiência muito relevante e importante. Abriu-nos horizontes. Conhecemos pessoas muito interessantes, fizemos amigos. Conhecemos países, povos, maneiras de ser. E conhecemos Portugal, visto de fora. E assim damos mais valor ao nosso país.
Serão mais três? Não... A vida não pára e Portugal é a nossa pátria.
domingo, 22 de agosto de 2010
Lille, dia II
Domingo é um dia tipicamente menos interessante para visitar cidades, mas uma boa altura para museus. Fomos ao conhecido Museu das Belas Artes de Lille, um dos principais museus de França a seguir ao Louvre e que fica num majestoso edifício do Século XIX e onde estão expostas obras de mestres europeus dos Séculos XV a XX. Contrastando com a véspera, o dia não acordou radioso e a chuva ameaçou. Nada que incomodasse. Um cafezito e siga para casa.
sábado, 21 de agosto de 2010
Lille, dia I
Capital da região Nord-Pas-de-Calais e a quarta maior metrópole de França, Lille é uma cidade profundamente industrial, que caiu em declínio nos anos 60, mas que nos últimos anos tem sentido um crescimento bastante forte, principalmente por se situar no centro do triângulo da alta velocidade ferroviária que liga Paris, Bruxelas e Londres. O centro da cidade está exemplarmente recuperado, sendo evidente a influência Flamenga na sua arquitectura.
Em redor da Place du Général de Gaulle, também conhecida como Grand'Place, encontram-se belíssimos edifícios como a Vieille Bourse ou a Òpera.
Um pouco a norte situa-se a cidade velha, com as suas ruelas cheias de cafés e restaurantes.
O nosso hotel fica numa zona de desenvolvimento recente da cidade - Euralille - que combina a gare internacional, comércio, serviços e habitação numa arquitectura arrojada.
sábado, 14 de agosto de 2010
Mechelen e Lier
Mechelen é uma cidade de média dimensão na Bélgica, entre Antuérpia e Bruxelas. O centro histórico é muito interessante, dominado pela catedral cuja torre está classificada como património da humanidade pela UNESCO ("Campanários da França e Bélgica").
Pena a chuva, que deu ares da sua graça após um início de dia prometedor e que apressou a visita...
Entre Mechelen e Antuérpia fica a pequena cidade de Lier, romântica e boémia, ao que se diz chama muitos holandeses atraídos pela a sua famosa "noite".
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
You know you have been in Holland too much when...
- You have a bike.
- You even know how to brake using retropedaling.
- Walking from your faculty to the cafeteria has become unimaginable. You take your bike, even if it's for 50 meters.
- Eating 7 slices of bread for lunch doesn't scare you anymore.
- By the way, you stopped eating warm lunch. You just eat bread.
- You know what a kroket is, and you learned to avoid the orange ones.
- It doesn't surprise you anymore to eat at 18:30.
- You drink beer.
- You got used to trance and electro music.
- You don't cheat on the train, because controllers are EVERYWHERE.
- When the cafeteria is crowded, you line up neatly with the others.
- You used to use cash all the time, but now you have a pin card.
- You think ducks are cute.
- As soon as the sun pops out, you make a barbecue, even if it's 10°C outside.
- You think 15°C is warm.
- You know winter stops in May, and not March as everywhere else.
- You don't remember what a mountain looks like.
- You still don't know how to speak Dutch. But your English has improved.
- You know what Surinam is. And where it is.
- You never go out without your bike lights.
- You think butter in a bottle is normal.
- You know that all the guys are in Delft. And the girls, everywhere else, especially Leiden.
- You go to Leiden on Saturday.
- You've been to a flower park, and thought it was cool.
- You're ok with having only one flavour of ice cream (the white ones).
- You don't even bother to ask "do you speak English?", you just speak English right away.
- When you go to the cinema, you are ok with being told where to sit.
- And you wouldn't dare sit anywhere else.
- You have finally accepted the fact that Gouda is cheese.
- Paying 6€ for a meal in the cafeteria seems normal.
- You know how to repair a bike.
- You eat potatoes at least once a day.
- You always check the weather before leaving home.
- You know what it is being late and having to wait for a boat to cross the bridge.
- You can drink milk at any time of the day.
- Sometimes, you only drink milk as lunch.
- You have tried karnemelk at least once.
- You start liking dropjes.
- For you something sweet means stroopwafels.
- Spring means flowers blooming and construction sites opening up all over the place.
- Being tall gets a new meaning.
- Blonde is back to being a hair-color, not a concept.
- You have 4 seasons in one day.
- You can start a mail to your teacher who happens to be a doctor by "yo, wassup doc" (exaggeration can get the message through).
- You think that paying to use the toilets is normal.
- You know that kapsalon is not a typical Turkish dish, but a hairdresser.
- You start to think that the strange position of the hole in the WC is not that disgusting.
- You find it easier to find a good joint than a good coffee.
- You have the AH bonus card.
- Your windows have no curtains, and you don't care.
- If your windows have curtains, you don't use them, and just don't care who might be looking at you.
- For you, light rain is not rain.
- Professors write a "well done" comment in your assignment and still grade you with a 6.
- You can drink beer in the cinema.
- 10°C is warm enough to wear a short or mini skirt.
- You can ride your bike in the rain, wind and even snow.
- Guys are very cute.
- You can ride your bike wearing skirt (if you're a girl), a suit or even high heels (if you're a girl).
- You start having strong opinion even if you vaguely know the topic.
- You "wash" the dishes with soap without rinsing them.
- "alstublieft" and "dank u wel" are the only Dutch words you know.
- You aren't surprised anymore that the disco closes at 4 (but it still pisses you off).
- You learn to bike without using your hands on the handle.
- You go to the market and you only buy the stuffs that fit in you bike.
- Riding a bike and drinking coffee-smoking-eating lunch at the same time is not a problem any more.
- You reformulate the saying "if you drink, don't drive" by "if you drink, don't ride".
- You've been asked where the coffeeshop is.
- You start wearing orange during soccer events, even when you're not Dutch.
- You get used not to use napkins when eating. You just eat dirtily.
- You know what GVD stands for.
- You can never predict the weather and can not believe the weather forecast anymore.
- You wait for the light to go green before crossing the street, even if there is no car.
- You sometimes eat only with a spoon.
- You tried fried fish from the caravans at least once.
- You clap the lecturer (just because he's been speaking for 2 hours).
- You run to Albert Heijn at 21.55 to get some beer for the party that night.
- Trees planted in straight rows - aka the forest - seems normal.
- You think you understand why they don't serve coffee at coffeeshops (but you're not sure yet),
- You steal a bike at the station because the night before someone stole yours.
- You think it is okay to eat multicoloured sprinkles on bread for breakfast.
- You use 9292ov.nl to go to the supermarket.
- You know that the wind blows in your face regardless of the direction in which you are biking.
- You don't even try to park in an unauthorised area just to 'pick something up in 5min', because you know you will get a ticket in 30 seconds.
- When you move out of your apartment, you know you might have to take the floors with you.
- Stepping in doggiepoo on the sidewalk becomes almost a daily thing.
- You end up eating super greasy food at 5 am at FEBO.
- And after that, you manage to bike home still completely wasted and go to class at 8:45.
- You need an appointment to talk with your friends. Or your mother.
- You enjoy making tourists jump off the bike path.
- You paid more for the lock of your bike than for the bike itself.
- Real bread? You've made your peace with it. It doesn't exist.
- You know that the Netherlands doesn't have a special dish. They just fry everything.
- You know getting a couch will be difficult because it doesn't fit through the door. Windows maybe?
- You're ok spending Queen's Day in the train because people are walking on the rails.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Patriotismo a rodos
Não podem acusar o Holandês de falta de patriotismo. Basta vê-los no dia da Rainha. Nos grandes eventos desportivos todos os reconhecemos, de laranja pois claro, cor da família real. Falar mal, só do tempo (como não?) e da comida (alguns...). E reforço o "só". De resto, em tudo "são bons". Em tudo "são os melhores". Pretensiosismo? Sem dúvida! Mas também uma boa dose de orgulho nunca fez mal a ninguém.
O que aqui sobeja, em Portugal falta... E não se trata só de excesso de humildade (que aos Holandeses um pouco ficaria bem). Trata-se mesmo de falta de orgulho. É raro, muito raro, ouvir-se um Português falar das coisas boas que temos (e que não são poucas, mas não vêm ao acaso desta reflexão). Mesmo quando fala com um estrangeiro. O normal é dizer mal. O normal é dizer que não temos nada. Que somos uns pobres coitados, que eles é que são bons. Excepto quando ganhamos (no futebol). Aí somos os melhores. Mas dura pouco.
E as celebrações nacionais, que dizer delas? «É bom, porque é feriado...». O 24 de Junho, dia 1 de Portugal, nem sequer é celebrado. O dia da liberdade cada vez interessa menos (e assim varre-se a memória). O 10 de Junho, idem.
No entanto, não raros são os casos de Portugueses que vão para o estrangeiro e que contrastam com esta "moda". Vendo o que se passa lá (cá) fora, começam a dar valor ao que temos cá (lá) dentro. Seria caso de atribuir aos Portugueses um subsídio para seis meses de estadia no estrangeiro.
Mas nem tudo é cor-de-rosa, não sejamos inocentes! Mas há-que dar valor ao que temos de bom. Porque isso faz toda a diferença - para nós, que ganhamos confiança no futuro, e para o mundo, que passa a acreditar em Portugal, a conhecer e finalmente a investir. Não valerá a pena pensar nisto?
Gostava de ver uma iniciativa séria que apostasse nesta ideia. Que não fosse só incentivando o consumo de produtos Portugueses, mas que passasse por algo bem mais abrangente, reforçando os feitos Portugueses (presentes e não só do desporto!) criando uma imagem próspera e de esperança de Portugal. Mas para isso terá de começar por haver uma radical mudança de mentalidades a todos os níveis, começando pela classe política (basta de «Portugal não tem futuro») e pela comunicação social (basta de «Portugal não tem futuro»), que são a base da opinião pública. Vamos a isso?