segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Três anos

Faz hoje precisamente três anos que chegámos à Holanda. Faz três anos que virámos uma página no livro da nossa vida e começámos a escrever noutra. Faz três anos que passámos por obstáculos que nunca pensávamos ter de ultrapassar, sem ninguém que nos suporte. Faz três anos que nos aventurámos num projecto que pensávamos nunca iniciar, depois achávamos não conseguir, mas que cá estamos para relatar. Faz três anos que a nossa vida mudou, os nossos objectivos, o nosso dia-a-dia, tudo mudou, assim de repente.

Valeu a pena? Valeu... sem dúvida! Crescemos muito como indivíduos. A nível profissional ganhámos uma experiência muito relevante e importante. Abriu-nos horizontes. Conhecemos pessoas muito interessantes, fizemos amigos. Conhecemos países, povos, maneiras de ser. E conhecemos Portugal, visto de fora. E assim damos mais valor ao nosso país.

Serão mais três? Não... A vida não pára e Portugal é a nossa pátria.

5 comentários:

  1. nao conhecia o vosso blog! a ver se venho mais vezes...
    sonia

    ResponderEliminar
  2. Olá Andre! :) Tudo bem?

    No teu texto transparece algum desencanto/cansaço da Holanda e encanto com Portugal. Se te recordas, eu também estive em NL durante 3 anos e voltei a Portugal. Essa experiência mostrou-me que, quando ficamos afastados muito tempo duma dada realidade, esquecemo-nos de como esta realmente é. E uma coisa te posso garantir: as razões que te/vos fizeram sair de PT continuam cá e mais fortes que nunca. Voltarás a encontrar as cunhas, os empregos sem interesse, mal pagos e onde és tratado como um escravo a quem dizem "já devias dar-te por muito contente só por teres um emprego" (e têm razão!). Sempre que ligares a TV e andares na rua voltarás a lembrar-te que apenas 15% da população activa tem o ensino secundário concluído (um bom indicador): uma pobreza cultural/espiritual que impressiona e entristece. E quando vives num meio só tens 2 opções: ou passas a ser um reflexo desse meio ou (como eu) vives revoltado com o meio.

    Quando acabar o doutoramento (a única coisa que encontrei onde não sou tratado abaixo de cão) vou abandonar "a pátria". Provavelmente para sempre. Não quero passar a ser um reflexo deste meio... Mas se tiveres de voltar para PT para o veres com os teus próprios olhos: força. Até pode ser que gostes... cada caso é um caso. :)

    Abraço!
    Rui Guerreiro (lembras-te de mim?)

    PS - Tenho viste o vosso blog com alguma frequência. Gosto bastante das vossas aventuras e da vossa maneira de escrever. Parabéns! :) Além disso, parabéns pelo vosso casamento! :) Cumprimentos também para a Cláudia.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, tenho aqui a oportunidade de vos dar os Parabéns pelo vosso casamento.

    Parabéns pelo projecto no qual acreditaram e puseram em prática. Parabéns pela coragem e ... Força para ir em frente.

    Grande abraço,
    Daniel Cerdeira

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui,

    Antes de mais obrigado pelo teu comentário! Fico muito contente que vejas o nosso blog e que gostes do conteúdo. E obrigado pelos parabéns do casamento!

    Se calhar exprimi-me mal; não estou desencantado nem cansado da Holanda. Mas infelizmente o que temos em Portugal não temos cá e há que pesar os dois lados da balança. Quando decidimos vir para cá, o nosso projecto de trabalho era para estar cá 3-4 anos. O tempo já se está a esgotar e o outro projecto, o da vida, tem de continuar.
    Sei o que esperar de Portugal. Sei que as coisas não mudam da noite para o dia e por isso não espero muito. Mas estou preparado para isso.
    Sei que no dia em que realmente me decidir a voltar, vou ganhar umas coisas e perder outras. Não se pode ter tudo...

    Também percebo a tua desilusão. Quando estive na Holanda em Erasmus, vai para quase 8 anos, falava mal deste país e ansiava o regresso a Portugal. Pouco depois já estava com saudades da Holanda, especialmente do mundo do trabalho. Vai com certeza acontecer-me de novo.
    Se não soubermos o que existe atrás da montanha, então não vamos lá... Mas será que vivemos felizes, na ignorância? O conhecimento de outras realidades tem destas coisas e eu prefiro viver sabendo o que lá existe...

    Felicidades para o doutoramento!

    Abraço,

    André

    ResponderEliminar
  5. Olá Daniel,

    Obrigado pelas palavras de incentivo!

    Abraço,

    André

    ResponderEliminar