sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Boris Godunov / La Fura dels Baus

Não podíamos deixar passar a oportunidade de ver o célebre grupo Catalão de teatro experimental "La Fura dels Baus" que escolheu precisamente Eindhoven como único palco na Holanda para a sua obra "Boris Godunov".

Trata-se de uma representação do verídico episódio do sequestro de 850 pessoas num teatro Russo, por um grupo armado Tchetcheno, em 2002. Após um início calmo, em que assistíamos a uma história passada há alguns séculos atrás (do tal Boris Godunov, embora na realidade não fosse essa a peça em cena na data fatídica), esta foi subitamente interrompida por alguns tiros e gritos e estava montado o cenário de terror. Os efeitos e as actuações são excelentes, não tentando criar um clima de medo entre os espectador, antes mostrar como se terá passado e também criar alguma analogia com a própria peça que estava em cena antes do ataque: apesar dos séculos de intervalo, o desejo de poder e os motivos que levam as pessoas a lutar pelos seus ideias não mudaram.

Para acabar em grande (e já com o teatro finalmente liberado) tivemos direito à tradicional vodka russa, entre outras bebidas, mesmo ao jeito que os Holandeses gostam (entenda-se: grátis).

Sem comentários:

Enviar um comentário