quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ida atribulada...

Primeiro foi o carro, que na sexta-feira passada, mesmo ao chegar ao teatro, resolveu fazer birra e não meter mais mudanças (o que torna a condução difícil). Foi para arranjar e ficou pronto mesmo a tempo. Depois, hoje, problemas nos comboios (!) e trânsito caótico. Tivemos que sair a meio da tarde e encontramo-nos em Nijmegen. Então foi o GPS. Culpa minha, esqueci-me de carregar o mapa da Alemanha. Felizmente o Google Maps funcionou, só com indicações vocais (com as setas também lá chegaríamos). Por último, o estacionamento. Caótico em Weeze. O parque é enorme, mas estava à pinha. Lá encontramos um lugar, mesmo no final, a 15 minutos a pé do terminal. Felizmente fomos com tempo. Afinal de contas, o receio que nos fez sair mais cedo deu jeito...

Já estamos em Portugal!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

La Fura dels Baus

Passado quase um ano desde a sua última actuação em Eindhoven (com a peça "Boris Godunov") ei-los de volta com "A Degustação de Titus Andronicus". Trata-se de uma representação da obra homónima de Shakespeare, considerada de longe a mais sangrenta da sua autoria.

A actuação dos Catalãos La Fura (que estiveram recentemente no Algarve para um espectáculo exclusivo) faz-lhe jus. Juntaram-lhe um nome ("Degustação") e um ingrediente especial (ou vários). Durante toda a peça estão a ser confeccionadas iguarias pelo chefe de um dos mais afamados restaurantes do mundo - o Mugaritz em San Sebastian. Em quatro momentos a plateia foi servida com comida acabada de preparar, desde rabanadas a algodão doce, terminando magistralmente com um banquete (ao qual teve acesso quem por sorte estava do lado certo da plateia...).

Nota para o facto da peça ser toda em Espanhol, o que para a assistência maioritariamente holandesa não deve ter sido muito conveniente - apesar de uma breve descrição em holandês no início de cada cena. Seria da mesma forma se nós assistíssemos a uma peça em Holandês...Não tão memorável como "Boris Godunov", mas mesmo assim valendo bem a pena! Venha a próxima!