quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Primeira aula de Neerlandês (vulgo Holandês)

Aula só para nós os dois! Muito eficiente, já percebemos qualquer coisinha...

A língua é bastante simples, não há futuro (!), só 6 verbos irregulares e os regulares conjugam-se sempre da mesma forma! Muitas das regras são semelhantes ao Português.

Mais complicada é a pronúncia e os sons... "G", "R" ou "CH" lêem-se da mesma forma: "RRRRR". Como podem imaginar, pronunciar a palavra "graag" (que significa grato, agradecido) não é fácil!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ídolos... a loucura em Sint-Oedenrode!

Uma das finalistas do programa Ídolos na Holanda é da nossa cidade... Chama-se Nikki e tem provocado por estas bandas uma autêntica "Nikkimania"!

Hoje veio a Sint-Oedenrode e juntou (ao que dizem) cerca de 10 mil pessoas! O trânsito esteve fechado no centro desde ontem à noite...

A propósito: o condutor da mota é o Presidente da Câmara...

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Breda

Cidade interessante, muito animada e com muito comércio. Fica relativamente perto de Eindhoven.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Este blog está....

Após uma extensa e democrática votação, este blog foi maioritariamente considerado "uma loucura"! Muito obrigado aos nossos leitores!

Ficam os resultados:

  • uma loucura! (47%)
  • excelente! (29%)
  • fenomenal! (11%)
  • perfeito! (11%)
  • fantástico! (0%)

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Apartamento em Den Bosch

Fomos visitar um apartamento em Den Bosch. Porquê Den Bosch? É muito mais interessante do que Eindhoven, e tem boas ligações tanto rodoviárias como ferroviárias ao resto do país. Claro que não se compara com a calma e a tranquilidade de Sint-Oedenrode, mas tem a vantagem de estar mais próximo de um grande centro urbano. Não se pode ter tudo!

Escolhemos uma zona nova na cidade, chamada Paleiskwartier [ver www.paleiskwartier.nl], cheia de edifícios de arquitectura moderna, e muito perto da estação de combóios (5 minutos a pé) e do centro (10 minutos).

A casa é muito interessante. Apesar de um pouco mais pequena do que a actual, é suficiente para nós e para as nossas visitas (tem 2 quartos!).

Estamos interessados... Teremos novidades brevemente!

Heusden

Uma das cidades mais bonitas que já vi! Heusden é uma cidade medieval do século XII onde no século XVI foram construídas fortificações que consistiam em diques e bastiões. Estas fortificações foram entretanto desaparecendo, mas recentemente foram totalmente restauradas segundo o projecto original. A vista aérea demonstra a espectacularidade deste local!

O interior da cidade não lhe fica atrás... Muito bem preservada, cheia de restaurantes e cafés com muito requinte, e uma quantidade enorme de galerias de arte!

Mais fotos: www.webshots.com/search?query=netherlands+heusden&new=1

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Düsseldorf

Que em Português se chama Dusseldórfia, é a nona maior cidade da Alemanha, capital do estado do Rhine-Ruhr.

É uma cidade extremamente rica, sede de muitas das grandes empresas da região do Vale do Ruhr e com lojas a condizer... Não falta lá nada!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Vamos a caminho!

Para a nossa "visita mensal"! Amanha de manhã já aí estamos...

Proudly Portuguese - Parte II

Não podia deixar de vir à baila a famosa gastronomia holandesa. A este propósito, recupero alguns episódios relatados aquando da minha experiência há uns anitos atrás quando cá estive em Erasmus.

Justiça seja feita, estes são relatos de uma cantina universitária... Como em todo o lado, há sítios onde se come bem e outros que nem por isso... Temos até descoberto alguns restaurantes muito bons!


Kroket (croquetes) - Pasta de carne, batata, e outros ingredientes indecifráveis, pouco comestíveis, tudo esmagado e frito com pão (esta última parte é igual aos croquetes portugueses, mas só mesmo esta última parte). Há também variantes como os croquetes de arroz ou os croquetes de massa...

Almoço na cantina do TU/e (N. R. Universidade Técnica de Eindhoven) - Hoje o almoço foi hamburguer em pão com molho de chocolate... e uma espetada de pão que custou € 1,5 (N.R. foi em 2002)!

Comentários: Quero comida do avião!

Almoço na cantina do TU/e (mais um) - A sopa hoje sabia a perfume... Era sopa de caril, mas o cheiro nada tinha a ver com caril... Era mesmo perfume...

Almoço na cantina do TU/e (02/05/2002) - Hoje a sopa devia estar um pouco amarga porque eles resolveram por um "bocado" de açúcar!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Fantástico Carnaval em Maastricht

Maatricht é a capital holandesa do "Vasteloavend", ou "Carnaval." Sendo uma festa Católica (embora com origens pré-Católicas como quase todas as festas Católicas) e sendo Maastricht a mais Católica das cidades, não é estranho que na Holanda o Carnaval seja imediatamente identificado com Maastricht.

Na verdade, há mesmo uma canção local que diz que "Maastricht é um grande Pub"... E é de facto! Durante 3 dias (para alguns são 7) a cidade inteira parece um "circo": as pessoas dançam na rua, música por todo o lado e cafés sobrelotados de pessoas vestindo os seus "pèkskes" (disfarces de Carnaval).


Mais fotos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Egg of Columbus: Parte II

É sabido que uma das melhores coisas nos países mais desenvolvidos são os transportes públicos. Mas no caso da Holanda não se trata "apenas" de ter linhas de comboio a ligar quase todas as cidades do país (algo que em Portugal se vê cada vez menos), sistemas de metro, "tram" (vulgo metro ligeiro) ou autocarros (pontuais) - é que para ter isto é preciso muito dinheiro. Trata-se também de organização (algo bem mais barato) e que é um exemplo do que poderíamos (e deveríamos) ter em atenção!

Intermodalidade: Está há alguns anos a funcionar em todo o país (algo que se está a implementar no Grande Porto, mas de forma algo confusa). Assim, é possível viajar de uma ponta à outra do país, com um só tipo de bilhete, e evitando também que se pague sempre que se mudar de transporte.

Integração dos diversos tipos de transporte: evitando grandes esperas e permitindo usufruir de viagens quase sempre rápidas e confortáveis para qualquer local do país

Informação integrada: é possível telefonar para um número a aceder a um site (9292ov), indicar a origem, destino e hora e saber quais os transportes que deverá usar, quanto tempo irá demorar e o preço.

P+R: Estacionar fora dos grandes centros urbanos, gratuitamente, e usar os transportes públicos.

Este ano entrará em funcionamento um novo sistema de títulos de transporte: cada pessoa terá um cartão (personalizado ou não), que carrega com dinheiro (não com viagens). Depois passará o cartão no início e no fim de cada viajem e ser-lhe-à retirado a quantia devida do cartão. Sem preocupações de zonas, número de paragens, etc. Muito bem!