segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Joana, João e Afonso, dia III

Trablhámos hoje, por isso o contacto com as nossas estimadas visitas só se deu mais ao fim da tarde.

Tive direito a boleia do trabalho para casa; além da companhia, foi também uma oportunidade para experienciar as tortuosas filas de trânsito na Holanda. Toda a gente sai à mesma hora, todos seguem o mesmo caminho, ainda por cima num país densamente povoado. Estão a imaginar o resultado?

A taina foi animada e a noite preenchida a toques (ou tentativas) de música com um jogo para a Wii com que fomos carinhosamente presenteados.

domingo, 29 de novembro de 2009

Joana, João e Afonso, dia II

Ao museu do comboio chega-se... de comboio, pois claro! O "Spoorwegmuseum" é fantástico! Com muitos dos comboios que circularam por cá no último século, alguns deles verdadeiras relíquias de luxo e conforto. O museu inclui também quatro "mundos", que tentam recriar experiências diferentes ligadas aos comboios e à sua história.

Resolvemos experimentar o "Steel Monsters". A fila era grandita e viam-se crianças de todas as idades. Ninguém imaginava o que se passava lá dentro. Éramos cinco e disseram-nos que só podiam ir quatro de cada vez por isso eu fui à frente. Assim tive a oportunidade de ver mais cedo aquilo a que se iria sujeitar uma criança de 2 anos... e adivinhar o desfecho! Era uma espécie de mini-montanha russa (muito calma, diga-se), onde de um momento para o outro caímos e rodamos e de repente parece que vem um comboio contra nós, e outro, e desviamo-nos... Enfim, giro, mas não é para uma criança! Ao menos um aviso ficava bem... Eu fiquei à porta com a máquina em riste prontinho para apanhar a reacção. E claro, o Afonso ficou bastante aterrorizado («uuu, medo»). Podia bem ter ficado por ali a sua paixão pelos comboios... Mas não. Depois de um passeio no mini-comboio no exterior tudo ficou bem! E tudo acabou bem!

sábado, 28 de novembro de 2009

Joana, João e Afonso, dia I

Com o avião a aterrar em Dusseldorf (na verdade, o aeroporto fica mais perto de Den Bosch do que Dusseldorf) decidimos jantar por lá. Tinha descoberto um restaurante interessante e não defraudou! Óptimo serviço e muito aconchegante!

Para amanhã os planos estão traçados e quem manda é quem pode: vamos ao museu do comboio em Utrecht!

Visita da Joana, João e Afonso

Depois de umas falsas partidas, cá está a prometida visita! O Afonso deve estar em pulos, é a segunda vez que anda de avião mas da primeira já não se deve recordar. Ah, e tem os comboios!

domingo, 22 de novembro de 2009

Ana João, Sofia, Nuno e João, dia II

De novo Amesterdão, como prometido! Porém pouco tempo para visitar museus, foi necessário optar por um. E foi o Van Gogh, o mais famoso pintor Holandês, quem fez as honras.

A chuva, que tanto ameaçara na véspera, também não quis deixar de se mostrar, como que a lembrar onde estávamos. Mas nada que impedisse a nossa jornada.

O jantar foi por lá, num belíssimo restaurante Italiano (Italiano de Itália, entenda-se, sabores não adulterados!). Seguiu-se a visita da praxe ao Red Light District, de noite como convém. Parecia um pouco "desligado", seria por hoje ser Domingo?

sábado, 21 de novembro de 2009

Ana João, Sofia, Nuno e João, dia I

... E assim foi! Amesterdão estava em grande, como de costume! Nunca me canso desta cidade, tem sempre coisas novas para ver, é sempre apelativa. Fomos explorar as "Negen Stratjes" ("nove ruazinhas"), uma das minhas áreas preferidas da cidade, com as suas ruas de comércio tão típico, entrecortando os famosos e belos canais. O habitual deambular pela cidade, o tomar o pulso ao ambiente e à forma de viver tão própria desta urbe, deixou em todos a vontade de regressar... Amanhã! Assim será, com direito a visita a museus e à famosa Red-Light District.

Ao jantar bem animado seguiu-se uma não menos animada visita ao centro de Den Bosch, com direito a suborbo para entrada num bar (por parte do bar, para nós entrarmos, entenda-se) e a ida a um outro bar na cave do mais antigo edifício de tijolo da Holanda (o "Moriaan"). Suspeito que a ASAE não teria mãos a medir...

A cereja em cima do bolo foram as deslocações... Sempre de bicicleta como convém, mas como só temos três... dois em cada! Uma tarefa tão mundana para os Holandeses mais parecia hercúlea! Mas chegamos inteiros... Pena é não haver fotos que o comprovem...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Visita da Ana João, Sofia, Nuno e João

Chegados mesmo a horas do jantar (a horas Portuguesas, entenda-se, que os nativos já estão quase a fazer "meia-noite"). O plano ficou desde logo claro: visitar Amesterdão. Assim será, amanhã cedinho (?) pomo-nos a caminho.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Visitas em catadupa

Para os próximos três fins-de-semana esperam-se visitas da família. É sempre bom ter cá gente, sair da rotina, mostrar o país e um pouco da nossa vida; mas acima de tudo é um prazer contar com a companhia daqueles que nos são próximos!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Já há café!

Foram mais de dois anos de suplício, tomando aquela "coisa" a que por aqui chamam de "café". Dizem (os desbocados) que é por ser grátis que o tomam (parece que os "posts" recentes têm enfatizado muito esta faceta avara local, mas cada vez mais me convenço que é a motivação mais forte da sua cultura...).

Desde o início tentei arranjar uma forma de contrariar esta triste sina, mas por um motivo ou por outro nunca consegui. Tive que vir para Bosch, onde mais dois colegas compatriotas saudosos de um café (a que se juntaram mais alguns, não tanto pela saudade, mas mais pela curiosidade, e agora pelo prazer!) ajudaram a que se concretizasse o projecto: finalmente temos a bela da máquina, a tirar o nosso cafezinho Delta, Sical ou Bogani! Ahhh... agora sim!