sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Boris Godunov / La Fura dels Baus

Não podíamos deixar passar a oportunidade de ver o célebre grupo Catalão de teatro experimental "La Fura dels Baus" que escolheu precisamente Eindhoven como único palco na Holanda para a sua obra "Boris Godunov".

Trata-se de uma representação do verídico episódio do sequestro de 850 pessoas num teatro Russo, por um grupo armado Tchetcheno, em 2002. Após um início calmo, em que assistíamos a uma história passada há alguns séculos atrás (do tal Boris Godunov, embora na realidade não fosse essa a peça em cena na data fatídica), esta foi subitamente interrompida por alguns tiros e gritos e estava montado o cenário de terror. Os efeitos e as actuações são excelentes, não tentando criar um clima de medo entre os espectador, antes mostrar como se terá passado e também criar alguma analogia com a própria peça que estava em cena antes do ataque: apesar dos séculos de intervalo, o desejo de poder e os motivos que levam as pessoas a lutar pelos seus ideias não mudaram.

Para acabar em grande (e já com o teatro finalmente liberado) tivemos direito à tradicional vodka russa, entre outras bebidas, mesmo ao jeito que os Holandeses gostam (entenda-se: grátis).

sábado, 17 de outubro de 2009

Woonkamerconcert

Começou de forma periclitante a nossa viagem para Leiden: na estação de comboios verificámos que se iriam realizar obras na linha durante a noite; apesar de nos terem garantido que não nos afectaria, dado já estarmos "escaldados" com estas coisas (e não quereríamos correr o risco mais que previsível de estar umas horas à espera do comboio) decidimos ir de carro. Acontece que no mesmo preciso fim-de-semana em que fazem obras na linha de comboio, fecharam também a auto-estrada entre Den Bosch e Utrecht. Resultado: desvio de 50 km (e o mesmo cenário para o regresso). Cereja em cima do bolo foi o trânsito. Às 9 da noite. Numa auto-estrada secundária. Estávamos quase para desistir, mas felizmente não o fizemos. Apesar do atraso de quase uma hora, acabámos por só perder o início...

No mesmo formato do de Março (houve outro entretanto ao qual não pudemos ir), desta vez a oferta contemplou um belíssimo concerto dos italianos Comaneci (ver perfil no MySpace), que estavam em digressão pela Europa. Ouvimos entre outras uma música composta para o famoso filme Italiano "Provincia meccanica", nomeado no Festival de Berlim.

Mais uma vez, parabéns e obrigado à Clara e ao Bernardo pela excelente iniciativa!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eindhoven-Porto na Ryanair!

Encurtam-se as distâncias e os custos! Em menos de 5 horas (porta a porta) e por uma média de 50 euros já podemos ir à nossa bela terrinha!

E assim foi... Dois dias e meio em Portugal, tirando apenas um dia de férias, parece-me bem aproveitado. As horas dos voos são as melhores (excepto ao Domingo, que é de manhã). As próximas duas idas já estão marcadas!