terça-feira, 16 de junho de 2009

Fui ver como é o sistema de saúde Holandês...

Para isso "tiveram" que me magoar num (acreditava eu) amistoso jogo da bola. Estes gajos ainda têm a lata de (constantemente) afirmar que os Portugueses são violentos (recordando um célebre mundial de boa memória - na altura que ainda lá íamos...).

Pois calhou-me a mim, e lá fui avaliar porque razão o sistema de saúde holandês é ano após ano rotulado de "melhor da Europa", contradizendo as queixas cá do povo...

A coisa começou torta, a urgência estava fechada. «Ainda bem que não estou a morrer», pensei e disse eu. Lá fomos ao hospital seguinte (são 3 em Eindhoven). Placas, nem ver. «Espera lá, diz ali qualquer coisa». Duas voltas ao quarteirão. «Ainda bem que não estou a morrer», pensei e disse eu de novo... Finalmente, encontrámos a urgência; e está aberta!

Depois disto, tudo impecável! Entrei, fui imediatamente atendido, esperei um tempito para fazer a radiografia... Diagnóstico: clavícula deslocada; 2 semanas de braço ao peito. Hum, podia ser pior, e as dores já são suportáveis. Tudo somado, numa hora fiquei despachado! Parece-me um bom atendimento, talvez tenha tido sorte, mas o que vale são os factos e dou nota máxima.

2 comentários:

  1. Ovo de colombo...assim também eu podia ter um sistema igual...além disso tinha logo encontrado um hospital aberto....O hospital a que foste é publico? como é o teu sistema de saúde ? tens seguradora tipo multicare ?

    ResponderEliminar
  2. O "Ovo de Colombo" é para a qualidade do serviço, para a rapidez e relação Humana (note-se que os Médicos são uma classe profissional como as outras...).
    Na Holanda todos temos obrigatoriamente um seguro de saúde; são os privados a substituirem o Estado - não sei se bem se mal - mas é sem dúvida democrático - todos temos acesso aos mesmos serviços de saúde, privados ou públicos.

    ResponderEliminar