terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Mudar o pneu a uma bicicleta Holandesa

Após várias tentativas falhadas e muitas horas perdidas, finalmente dei com o jeito... Afinal não é assim tão difícil, desde que se sigam os passos correctos: apertar um parafuso fora de ordem pode significar ter de começar tudo de novo. Por isso resolvi escrever neste post uma espécie de "manual de instruções". Para quem quiser tentar e para eu não me esquecer da próxima vez. Aqui vai:

As bicicletas Holandesas são de construção bastante robusta; como tal, são também mais difíceis de reparar. Mudar o pneu de uma bicicleta de montanha implica normalmente apenas desapertar um ou dois parafusos e tirar a corrente, se for a roda de trás. As bicicletas Holandesas têm alguns parafusos adicionais que dão estabilidade e alinham a roda e apertam a corrente.

Inventário

  1. Roda
  2. Duas porcas laterais (grandes) que estão no centro da roda
  3. Parafuso lateral (normalmente de lado direito) que segura a roda à barra lateral
  4. Parafusos de alinhamento e esticamento da corrente


1

2

3

4

Passo 1: Retirar a roda

  • Desapertar as peças 2 e 3;
  • Desapertar a peça 4 até a corrente ficar suficientemente solta e retirar a corrente da roda (empurrar a roda um pouco para a frente para facilitar);
  • Puxar a roda.

Passo 2: Reparar o pneu

Passo 3: Recolocar a roda

  • Encaixar a roda nos suportes
    Encaixar a corrente na roda;
  • Confirmar que as peças 4 estão na parte de dentro (entre os suportes e a roda);

  • Apertar a peça 3 (para facilitar a afinação da roda);
  • Apertar os parafusos da peça 4, começando pelo lado esquerdo até que a corrente fique esticada (mas não demasiado). Apertar o parafuso do lado esquerdo até que a roda fique alinhada (rodar para confirmar);

  • Apertar bem os parafusos laterais (peças 2).

Atenção à ordem do procedimento!

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