sábado, 22 de dezembro de 2007

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!

Estamos prestes a deixar o país das tulipas para umas (merecidas?) férias! Regressamos no dia 7 de Janeiro... Até lá, notícias nossas, só ao vivo!!!

Um Bom Natal para todos e uma excelente entrada em 2008!

A equipa do nopaisdastulipas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Neve!

Hoje acordamos e ao contrário do habitual, o carro não estava coberto de gelo! Estranho... a temperatura estava em -6ºC... Ah! Tinha nevado! Neve a sério! A paisagem ficou soberba!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Surpresa!!!

Hoje quando chegamos a casa, tínhamos este presente à porta... mandado pelo nosso Senhorio! Simpático!

Parabéns Avó!!!

versos não sei fazer,
conselhos não sei dar,
contudo muitas felicidades
te tenho a desejar!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Kerstmarkt te Sint-Oedenrode

Mercado de Natal lá na terra!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Back to Antuérpia

Ficamos surpreendidos por saber que Antuérpia é uma das capitais europeias da moda!
Visitamos a Verso, uma loja multi-marca com os melhores criadores da moda, ao melhor estilo de Paris ou Milão! Não comprámos nada...

Antuérpia surpreende a cada visita, com o seu centro histórico fantástico e muitíssimo bem preservado, e lojas para todos os estilos, desde as já mencionadas "fashion-stores" até às mais convencionais espanholas, com muitos antiquários e lojas de design! A merecer mais visitas...
Ah, e os chocolates são fabulosos!

Parabéns Mãe!!!

Parabéns por mais um aniversário, o primeiro na minha ausência (desde que eu nasci!). Tem um bom dia, diverte-te, e nós por cá também vamos comemorar!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sinterklaas e as origens do Pai Natal

Hoje comemora-se o Sinterklaas, ou S. Nicolau.
O Sinterklaas deu origem à figura Norte-Americana do Santa Claus (Pai Natal), durante a Guerra da Independência. Os habitantes de Nova Iorque, antiga colónia Holandesa (Nova Amesterdão), reinventaram a tradição, uma vez que o São Nicolau era um símbolo do passado "não-inglês".


A história

Antes da Cristianização Germânica, contavam-se histórias sobre o Deus Odin, que todos os anos fazia uma caçada acompanhado por outros Deuses. As crianças deixavam as suas botas cheias de cenouras, palha ou açúcar junto à chaminé, para que o cavalo voador de Odin comesse.

O São Nicolau, bispo de Mira (na actual Turquia) e patrono das crianças foi escolhido para substituir as tradições pagãs.


A tradição actual

Segundo se conta, o Sinterklaas chega de barco de Espanha (há quem diga que vem de Madrid!!!) a meio de Novembro e parte a 6 de Dezembro. A razão pela qual se diz que vem de Espanha permanece um mistério, embora haja quem defenda que tenha sido por alturas da Inquisição e pelo domínio Espanhol nesta região.
Os ajudantes do Sinterklaas são os Zwart Piet (Pedros Pretos) e são responsáveis pela distribuição das prendas - no fundo por todo o trabalho. A sua origiem não é consensual e sempre houve muita polémica sobre a conotação racista, pelo que hoje em dia se conta que têm a cara preta por causa das chaminés...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

De volta ao trabalho!

Correu tudo às mil maravilhas! Foi "porreiro, pá"!!!

Koblenz (Coblença)

Temos aproveitado as nossas idas por Frankfurt para conhecer um pouco a Alemanha. Desta vez fomos a Koblenz, uma cidade que fica na confluência (daí o seu nome) dos rios Mosel e Reno e numa região classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.