Hoje comemora-se o Sinterklaas, ou S. Nicolau.
O Sinterklaas deu origem à figura Norte-Americana do Santa Claus (Pai Natal), durante a Guerra da Independência. Os habitantes de Nova Iorque, antiga colónia Holandesa (Nova Amesterdão), reinventaram a tradição, uma vez que o São Nicolau era um símbolo do passado "não-inglês".
A história
Antes da Cristianização Germânica, contavam-se histórias sobre o Deus Odin, que todos os anos fazia uma caçada acompanhado por outros Deuses. As crianças deixavam as suas botas cheias de cenouras, palha ou açúcar junto à chaminé, para que o cavalo voador de Odin comesse.
O São Nicolau, bispo de Mira (na actual Turquia) e patrono das crianças foi escolhido para substituir as tradições pagãs.
A tradição actual
Segundo se conta, o Sinterklaas chega de barco de Espanha (há quem diga que vem de Madrid!!!) a meio de Novembro e parte a 6 de Dezembro. A razão pela qual se diz que vem de Espanha permanece um mistério, embora haja quem defenda que tenha sido por alturas da Inquisição e pelo domínio Espanhol nesta região.
Os ajudantes do Sinterklaas são os Zwart Piet (Pedros Pretos) e são responsáveis pela distribuição das prendas - no fundo por todo o trabalho. A sua origiem não é consensual e sempre houve muita polémica sobre a conotação racista, pelo que hoje em dia se conta que têm a cara preta por causa das chaminés...
Sem comentários:
Enviar um comentário