Jantamos e ficamos a dormir em casa da Clara e do Bernardo, mesmo no centro de Leiden.
Em Leiden fica o de Valk, um famoso moinho que funciona como museu.
Jantamos e ficamos a dormir em casa da Clara e do Bernardo, mesmo no centro de Leiden.
Está como novo! O senhor da garagem vai a Portugal duas vezes por ano (bom gosto) e a próxima é já no dia 12 de Outubro!
Fomos visitar mais uma cidade, Den Bosch, que fica a cerca de 25 km de casa. Tem (dizem) uma das catedrais mais bonitas da Holanda (é pelo menos a maior) e uma zona comercial muito interessante! Há um passeio de barco por um rio que passa por baixo de algumas casas do centro!
Era dia de feira.
Acordámos com barulhos de cavalos... será que aqui as pessoas não andam de bicicleta? Afinal era uma festa no centro da cidade... E as lojas estavam abertas (Domingo!).
Os cavalos aqui são um pouco obesos...
Havia também uma passagem de moda... Afinal não são só os cavalos que estão fora das medidas...
Já estamos na nova casa!
Tivemos que ligar o aquecimento central... (recordo o dia: 14 de Setembro!)
Temos Internet, fornecido por um vizinho (note-se que estamos a pagar...)!!!
Afinal tem mais problemas do que se julgava e vai ficar mais caro que o previsto...
Ainda não é hoje que nos mudamos para a nova casa...
Contratamos internet (4 MB a 13 euros/mes, já com assinatura telefónica incluida!!!), mas só está disponível a 12 de Outubro...
Fomos à agência, ainda não tínhamos alguns dos documentos e não queriam entregar a chave. Isto apesar de a agência se fazer pagar MUITO caro!!! Um mês de renda, mais IVA, acrescido do mês que pagamos de depósito ao senhorio. Bem podiam ter pedido a documentação logo no início! Depois de alguma (muita) insistência e de terem pedido permissão ao senhorio, lá acederam em dar a chave. Hora do pagamento: o cartão não dá! Só aceitam cartões holandeses! E só agora é que avisam??? Nada feito! Só por transferência e só no dia seguinte! E como é que descarregamos as coisas do carro? Lá arranjaram uma solução: deixar nos arrumos da casa, que estariam abertos. Fomos lá deixar as coisas, esperamos que seguras!!!
Fomos conhecer o senhorio. Era simpático, já tinha trabalhado na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, EUA, etc. Tudo combinado, iríamos receber a chave na 2ª! Dia em grande!
No entanto como o carro ia para a garagem, decidimos que iríamos ficar mais uns dias no Hotel, mas precisavamos de ir à casa descarregar o carro.
Na agência pediram-nos alguns documentos, como uma carta do banco a dizer que éramos boas pessoas :)
Optamos pela primeiro apartamento, apesar de gostarmos mais do segundo, mas fica mais próximo da Philips.
Fomos à agência, mas disseram-nos que a casa só estava disponível em Outubro (podiam ter dito logo...). Escolhemos então a 2ª (mais tempo no Hotel não, por favor!!!). Tudo acertado, combinamos assinar o contrato e conhecer o senhorio no dia seguinte. Vá lá, alguma coisa a correr bem...
Fomos a uma garagem... a reparação do carro ficaria por 3500 euros!!!!!!! Fomos a outra... 2500... Uma terceira... mas estava a fechar... ficamos de passar lá no dia seguinte.
Felizmente o carro ainda anda... fomos ver o 2º apartamento, numa terra a 20 km, considerada em 2000 a mais verde da Europa. A casa é excelente, 2 quartos, escritório, 120 m2.
A terceira casa já não gostamos tanto...
O primeiro apartamento que visitamos era numa antiga escola, bem no centro de Eindhoven (num bairro típico). Gostamos muito, embora os quartos não fossem muito grandes...
Tínhamos já contactos de agências para arranjar casa, pedimos para marcar visitas logo para 2ª Feira, mas disseram-nos que já não dava, para passar por la e marcar.
Lá fomos, mas visitas só para o final da semana. Em relação às casas que tínhamos visto na net, eles não as queriam mostrar, estavam a empurrar-nos para outras que não gostávamos nada... Fomos a outra agência. Pareceram-nos mais simpáticos e marcámos logos uma visita para 3ª feira e duas para 4ª feira.
Chegámos, finalmente, a Eindhoven... 1960 km de viagem!
Estamos instalados no Hotel Pierre, esperamos que por pouco tempo...
Este é o nosso amigo "Pierre" (nome fictício), funcionário do Hotel que passa lá a maior parte do dia e já nos trata como se fôssemos da casa! (até de futebol falamos, embora a selecção não nos estivesse a dar muitas alegrias...).
O restaurante do Hotel estava fechado (às 20:30!!!), fomos a um Chinês (aqui são bons... e caros...). Descarregámos as malas do carro, que estavam no banco da frente. A mala do carro vai ficar cheia até termos casa...