Após várias tentativas falhadas e muitas horas perdidas, finalmente dei com o jeito... Afinal não é assim tão difícil, desde que se sigam os passos correctos: apertar um parafuso fora de ordem pode significar ter de começar tudo de novo. Por isso resolvi escrever neste post uma espécie de "manual de instruções". Para quem quiser tentar e para eu não me esquecer da próxima vez. Aqui vai:
As bicicletas Holandesas são de construção bastante robusta; como tal, são também mais difíceis de reparar. Mudar o pneu de uma bicicleta de montanha implica normalmente apenas desapertar um ou dois parafusos e tirar a corrente, se for a roda de trás. As bicicletas Holandesas têm alguns parafusos adicionais que dão estabilidade e alinham a roda e apertam a corrente.
Inventário
- Roda
- Duas porcas laterais (grandes) que estão no centro da roda
- Parafuso lateral (normalmente de lado direito) que segura a roda à barra lateral
- Parafusos de alinhamento e esticamento da corrente
1 | 2 | 3 | 4 |
Passo 1: Retirar a roda
- Desapertar as peças 2 e 3;
- Desapertar a peça 4 até a corrente ficar suficientemente solta e retirar a corrente da roda (empurrar a roda um pouco para a frente para facilitar);
- Puxar a roda.
Passo 2: Reparar o pneu
- A técnica é a mesma para qualquer tipo de bicicleta. Aqui vai um bom guia:
http://bicycletutor.com/fix-flat-tire/
Passo 3: Recolocar a roda
- Encaixar a roda nos suportes
Encaixar a corrente na roda; - Confirmar que as peças 4 estão na parte de dentro (entre os suportes e a roda);
- Apertar a peça 3 (para facilitar a afinação da roda);
- Apertar os parafusos da peça 4, começando pelo lado esquerdo até que a corrente fique esticada (mas não demasiado). Apertar o parafuso do lado esquerdo até que a roda fique alinhada (rodar para confirmar);
- Apertar bem os parafusos laterais (peças 2).
Atenção à ordem do procedimento!
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