sábado, 19 de dezembro de 2009

Chegámos! Não sem histórias para contar...

Tudo corria bem, o voo de Eindhoven saiu a horas. Aparentemente, quaisquer condições meteorológicas adversas que pudessem ter impedido o voo na véspera já não se verificariam hoje, apesar de estarem -10ºC e a neve continuar exactamente igual. Mas isto é outra novela, que terá "próximos capítulos". Chegámos a Girona. Estava frio (-1ºC) mas não se sentia. O Sol é mesmo mágico (e que falta nos faz).

Fomos almoçar, decidimos ir à cidade, da qual havíamos tido boas indicações. Como estávamos de malas, não avançámos muito, apenas o suficiente para encontrarmos um bom restaurante e passarmos ali um par de horas. Com antecedência suficiente, regressámos ao aeroporto. O resto do grupo ficou, só tinha voo no dia seguinte.

E chegados ao aeroporto, mais problemas - não chegavam já? Ao despachar as malas disseram-nos que não estavam na reserva e que por isso teria de pagar €70. Tentei explicar o sucedido, que nos tinham modificado a reserva e que decerto se teriam esquecido de adicionar as malas. A senhora respondeu que não, que eu não tinha pago as malas. Expliquei de novo. Respondeu de novo o mesmo, que estava a mentir. Estava o caldo entornado. Fui falar com o superior dela que resolve o assunto em dois minutos. A senhora entrega-me os bilhetes e nem me olha na cara. Acho que valeu a bofetada de luva branca. Não está no meu género armar confusão, embora bem me apetecesse...

E mais uma vez tudo por culpa de quem? Pois claro, das fantásticas funcionárias do aeroporto de Eindhoven. Bem, mas pelo menos eram mais educadas do que esta...

E Portugal, cá estamos nós! Sãos e salvos, um pouco cansados, mas prontos para aproveitar!

E, já agora, Bom Natal e um óptimo 2010!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Portugal: aqui vamos nós!... íamos...

Nada fazia prever o desfecho: fomos a tempo e horas para o aeroporto, não nevou o dia todo, as estradas até estavam mais limpas que na véspera. Mas o facto é que aconteceu - o voo foi cancelado. Vou relatar (para mais tarde recordar, porque agora que penso nisso até me rio!):

Como de costume, deixámos o carro na Bosch e fizemos o pequeno percurso até ao aeroporto de autocarro. Chegámos por volta das 20:00, mais de hora e meia antes da partida. Quando fomos deixar as malas, foi-nos informado que o voo acabava de ser cancelado, porque o avião proveniente to Porto (e que nos levaria de volta) não chegaria a tempo antes do fecho do aeroporto, às 23:00. Balde de água fria. Disseram-nos para nos dirigirmos para o balcão das informações, para tentar resolver o assunto. Assim foi. E assim começou a "festa". Logo ouvimos os primeiros rumores, de que haveria poucas alternativas - a Ryanair não disponibiliza voos extra e, sendo altura de Natal, os existentes estavam cheios.

Um funcionário, bem intencionado é certo, distribuiu uns papéis com números de telefone para os quais poderíamos ligar, para não termos de esperar na fila. Desconfiei. Normalmente as linhas de atendimento da Ryanair não funcionam à noite - será algum número especial? Não. Tinham já fechado, havia umas boas horas. E demorou a perceber o senhor!

Felizmente tínhamos chegado ao aeroporto na hora certa, nem demasiado cedo, nem demasiado tarde. Se fosse mais cedo, teríamos já despachado a mala e entrado no terminal - o que nos atrasaria na fila; se chegássemos mais tarde, "idem idem aspas aspas". Por isso fomos premiados com uma ida na Segunda-Feira - à noite. Melhor que nada diziam uns, bem bom, diziam outros. Pois. Mas felizmente decidimos não nos contentar com isso e, com a ajuda do meu pai, encontramos várias alternativas, com escala, e de modo que poderíamos chegar no dia seguinte. A "burra" (perdoem-me a expressão, mas não pode ser de outra forma) da funcionária (diz que) procurou via Milão, via Londres, etc. e nada. E nós, leigos, encontramos num ápice várias alternativas. Pois fui reclamar. A primeira reacção foi de que só havia um lugar via Girona. Eu respondi que tinha acabado de ver na Internet, ao que, sem mais argumentos para refutar, me ofereceram a dita alternativa. Mas não se pense que foi assim tão rápido como descrevo, nisto passaram-se umas horas!

Na fila os ânimos exaltavam-se, alguns pediam explicações de forma mais contundente, outros faziam planos alternativos - ouvi falar em carro, autocarro, comboio e até de barco, vejam só!

As funcionárias transpiravam; não estão habituadas, logo se vê, a um povo que reclama, que faz valer os seus direitos, que se "desenrasca"... Aos Holandeses bastaria dizer "não há voo", que eles pediriam o seu dinheiro de volta (o mais importante) e iriam para casa. Mas nós não - não saímos de lá enquanto não tivermos alternativas - e ironia do destino, nessa noite o aeroporto só fechou às tantas da madrugada.

Vamos amanhã, via Girona. O voo é de manhã e chegamos ao Porto a meio da tarde. No fim de contas, não chega a um dia perdido, o que não é nada mau, dadas as circunstâncias... Podemos mesmo considerar-nos privilegiados, já que além de nós, só mais duas pessoas chegarão tão cedo...

Mas desenganem-se se pensam que isto ficou por aqui... A dois amigos que conseguiram ir também por Girona (embora só no Domingo), não lhes marcaram o voo Girona-Porto. Como só se deram conta no momento do check-in (em casa), tiveram de ir a correr, esperando que o aeroporto ainda estivesse aberto. Felizmente (para eles) estava. E a funcionária (está visto que não me enganei no apelido) respondeu-lhe que pensava que só queriam ir para Girona. Enfim.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Para mais tarde recordar...

O panorama dos comboios hoje é este. A vermelho estão as estações com muitos atrasos (caos), a amarelo com alguns (mau) e a verde sem problemas (raro).

Isto tem sido assim nos últimos dias e para os próximos deve continuar. Ao que dizem, as agulhas (que permitem aos comboios a mundaça de linha) congelam e os equipamentos usados para as descongelar também congelam. Pergunto-me: como será que os outros países sobrevivem? Será que na Suiça os comboios tmbém param quando neva?...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bicicleta--;

Mais uma que resolveu conhecer novo dono. Ficou no fim-de-semana na estação de comboios, o que se revelou fatal...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Joana, dia II

Já fomos a Antuérpia uma data de vezes, mas é daqueles sítios que não cansa, tem sempre locais novos para ver ou outros que vale sempre a pena rever. Um dia destes temos é de experimentar lá ir fora do Inverno...

Antuérpia é uma cidade muito cosmopolita, cheia de vida, de comércio interessante (é considerada uma das capitais da moda), muitos cafés e restaurantes apetecíveis, além dos fantásticos chocolates! O centro histórico não lhe fica atrás, com a Catedral património mundial da UNESCO em destaque.

Acabámos o dia numa belíssima e simpática pastelaria - hei-de me lembrar do nome... - antes do regresso a casa - a Joana para Paris e nós para Den Bosch. Referência ainda à fabulosa estação de comboios de Antuérpia - uma das mais belas da Europa (4ª estação mais bela do mundo, segundo a revista Newsweek) - que é um verdadeiro exemplo de recuperação e preservação do património, aliando o antigo ao moderno - parece um centro comercial, com as linhas a cruzar-se a níveis diferentes, acedidas pelo meio, tudo dentro de uma obra de arte do final do século XIX.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Joana, dia I

Nesta época Natalícia, as cidades alemãs vestem-se de tradição e organizam grandiosos mercados de Natal. A cidade de Düsseldorf não é excepção e não sendo muito longe fomos lá espreitar...

Düsseldorf é a capital da região da Renânia do Norte-Vestfália e um importantíssimo centro econômico e cultural, onde se concentram diversas sedes de multinacionais da mais industrializada região da Europa. É por isso também uma cidade com muito dinheiro e isso vê-se no comércio. A cidade tem também um centro histórico bastante interessante. O mercado de Natal com os seus milhares de visitantes deu-lhe ainda mais vida. As tradicionais barraquinhas de comes e bebes é que não me deixam muitas saudades - não sou grande aprecidador da salsicha e as batatas cozidas com creme de peixe também não são o meu forte. Come-se...

Mas também não fomos lá pela comida, e de facto valeu a pena a visita!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nova visita da Joana

A fechar o ciclo das visitas do final de 2009, a Joana chega hoje à noite a Schiphol; desta vez decidimos visitar os países vizinhos - Alemanha no Sábado e Bélgica no Domingo. Na Holanda vai ser só comer e dormir!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Joana, João e Afonso, dia IV

Dia da partida, do regresso. Fomos cedo para não arriscar e tudo correu bem (excepto o GPS que nos mandou pelos "quelhos" quando havia auto-estradas). Voltamos (todos) à rotina.