quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Festas de garagem

Hoje fomos visitar duas casas.

Da primeira, em Eindhoven, (foto da esquerda) não há muito a dizer.

A segunda, em Oirschot, (imagem da direita) era surreal... Imaginem uma garagem de pneus. Ok? Agora imaginem que num canto dessa garagem faziam um andar de cima. Ok? E agora imaginem que nesse andar de cima faziam um apartamento! Claro que no futuro esse apartamento iria ter uma entrada directa (escadaria) a partir do exterior. Mas não deixa de ser uma garagem, um pavilhão! A casa estava muito bem construída, com muito bom gosto e muita qualidade... Mas era uma garagem!!!

Está um dia lindo!

Hoje acordamos com:

  • Chuva? Sim senhor
  • Humidade? 100%
  • Temperatura? 3ºC (sensação real: 0°C)

Isto promete...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Egg of Columbus: Parte I

O conceito transferium. Simples. Para evitar que as pessoas (principalmente os turistas) entrem com os carros nas cidades, o Governo financia alguns parques nas periferias onde se pode deixar o carro com segurança e pagar uma quantia simbólica (p.ex. €3,5 em Utrecht, €6 em Amesterdão), com oferta de bilhetes de comboio/metro/autocarro de ida e volta para o centro, para todos os ocupantes!

Mais informações

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Proudly Portuguese: Parte I

Portugal tem um dos mais modernos sistemas de multibanco da Europa! Comparando com a Holanda, as diferenças são mesmo abismais... Comecemos pelos multibancos de cá:

  1. Não podemos mudar o código do cartão (é para sempre!!!)
  2. Podemos levantar dinheiro
  3. Podemos ver (nada de imprimir) o saldo
  4. E é tudo

E em Portugal:

  1. Podemos (e devemos) mudar o código
  2. Podemos (se tivermos) levantar dinheiro
  3. Podemos ver e imprimir saldo e movimentos
  4. Comprar bilhetes
  5. Depositar dinheiro e cheques
  6. Carregar telemóveis
  7. Fazer pagamentos
  8. Etc.

Ah, e os balcões não lidam com dinheiro! Mas isso poderá até nem ser assim tão mal pensado...

sábado, 26 de janeiro de 2008

Amesterdão é Amesterdão

E está cada vez melhor! Cada vez que lá vamos conhecemos sítios mais interessantes!

Desta vez fomos ao Jordaan Kwartier, que, graças ao seu ambiente informal constitui toda uma delícia. Os canais ligam as animadas ruas que alojam uma ampla variedade de lojas surpreendentes, especializadas sobretudo na venda de um determinado produto, como whisky, cerveja, café ou chocolate. Passamos pela Haarlemmerstraat, uma zona de "fun shopping", onde se pode encontrar roupas avant-garde, antiguidades, joalharia e lojas modernas de utilidades para o lar.

Por fim, tínhamos combinado com outros Portugueses que estão cá (que conhecemos através do The Star Tracker) um encontro no "G. D. R. Os Lusitanos". Era noite de fado, por isso fomos bater a outra porta...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Egg of Columbus

Esta rubrica, que resolvi intitular "Egg of Columbus" por incluir exemplos tão simples que até parecem demasiado óbvios, não pretende servir de oposição à rubrica Proudly Portuguese, mas tem como propósito mostrar o que podemos aprender com o que vem de fora.

A história do "Ovo de Colombo" ilustra a noção de que é preciso um génio para descobrir algo novo, mas uma vez demonstrado aos outros, todos conseguem fazer.

Fiquem atentos...

Para ver todos os posts desta rubrica, carregar na imagem em cima, que está também sempre disponível na barra do lado direito.

Proudly Portuguese

Às vezes é preciso ir para fora para dar valor ao nosso país. É verdade que não é um mar de rosas, mas temos muitas coisas boas das quais nos podemos orgulhar! E não falo apenas dos habituais temas como comida, desporto, tempo ou simpatia; mesmo em áreas como a tecnologia ou o sistema bancário damos as nossas cartas!

Por isso resolvi iniciar uma rubrica nopaisdastulipas para destacar alguns dos aspectos em que Portugal está mesmo à frente!

Se não formos nós mesmos a ter orgulho do nosso país, quem será?

Para ver todos os posts desta rubrica, carregar na imagem em cima, que está também sempre disponível na barra do lado direito.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Passeio de bicicleta por Sint-Oedenrode

Aproveitando o tempo fabuloso (estavam mais de 5ºC!!!) pegamos nas nossas "fiets" e seguimos estrada fora! Aproveitamos para conhecer um pouco mais a nossa cidade (bem maior do que parece!) e ficamos com vontade de repetir o exercício mais vezes (especialmente quando o tempo ficar realmente melhor...). Registamos alguns momentos "peculiares", como uma casa enfeitada para comemorar o 50º aniversário da residente, ou uma "escultura" de um mágico numa árvore!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Utrecht

De regresso aos passeios de fim-de-semana, fomos finalmente a Utrecht, após termos recomendado esta visita por duas ocasiões (ver "os nossos piores convidados" e "visita dos papás").
Utrecht é uma das principais cidades da Holanda, com cerca de 290 mil habitantes (com planos para crescer até 340 mil em 2020) e ponto central do sistema ferroviário do país.

É uma cidade muito interessante, com muito comércio e excelentes lojas de design. Ao contrário das cidades típicas holandesas, os canais que atravessam o centro estão a uma cota inferior à da rua. Um dos monumentos mais famosos de Utrecht é a Catedral de St. Martin cuja nave central ruiu em 1674, resultante dos familiares "cortes orçamentais".

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Parabéns Cláudia!

Van harte gefeliciteerd met je verjaardag!

O trinta (30) é o número natural que segue o 29 e precede o 31.
O 30 é um número composto, que tem os seguintes factores próprios: 1, 2, 3, 5, 6, 10 e 15.
Como a soma dos seus factores é 42 > 30, trata-se de um número abundante.
Pode ser escrito de três formas distintas como a soma de dois números primos: 30=7+23=11+19=13+17 [ver conjectura de Goldbach]
É o primeiro número esfénico.